sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A LINDA E IMPRESSIONANTE HISTÓRIA DE JÓ UM DOS ILUSTRES PERSONAGENS DA BÍBLIA!


O Livro de Jó é impressionante, por tratar de um ilustre personagem bíblico o livro de Jó destaca por ser o decimo oitavo livro da bíblia e contém preciosas lições para o povo de Deus em todos os tempos e em especial dos dias atuais, o que vemos muito é se falar do sofrimento: suas perdas, suas dores, suas tragédias familiares, quando de homem mais rico do oriente, perdeu tudo e se torna o mais flagelado de sua época, muitos destacam também seu triunfo revelado no capitulo 42, quando de um estado de miséria profunda, recebe de Deus em dobro tudo quanto antes possuía e mais volta a ver sua família de novo ao seu lado quando o Senhor lhes dar três lindas filhas a saber: o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. o Senhor mais uma vez mostra o seu glorioso poder e reconstroi a vida deste nobre homem... o que muitos esquecem o caminho deste servo de Deus desde o capitulo primeiro até ao último. o que mais enriquece este personagem das escrituras sagradas é o fato de que ele quando homem mais rico, quanto homem mais pobre; manteve a grandeza de seus valores Espiritual, a riqueza de Jó não era apenas material, sabemos que existem aqueles que enquanto está bem canta, adora, porém basta a primeira prova a murmuração vira realidade, diferente de Jó que mesmo depois de perder tudo se lançou no pó e adorou ao Senhor pois os valores maiores de sua vida não havia perdido, sua continuava Integro, Reto, Temente a Deus e desviando do mal... Jó não era um interesseiro como satanás imaginava ser, porém a sua Fidelidade ao Senhor era independente daquilo que possuía, mesmo depois de perder tudo o que dantes possuía conservava seus maiores valores, os valores Espirituais...
qual o maior legado que podemos deixar para aqueles que nos rodeiam, quando um dia aqui não vivermos mais1 talvéz alguém que embora vivesse tão perto de você nem se lembre da marca do seu carro, mas acredite ele poderá se lembrar prontamente do seu Caráter,,, pense nisso...

Livro de Jó Capitulo 1
1  Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
2  E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3  E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
4  E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmäs a comerem e beberem com eles.
5  Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coraçäo. Assim fazia Jó continuamente.
6  E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7  Entäo o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
8  E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
9  Entäo respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10  Porventura tu näo cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mäos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11  Mas estende a tua mäo, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se näo blasfema contra ti na tua face.
12  E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mäo; somente contra ele näo estendas a tua mäo. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
13  E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmäo primogênito,
14  Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
15  E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
16  Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
17  Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
18  Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmäo primogênito,
19  Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
20  Entäo Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
21  E disse: Nu saí do ventre de minha mäe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
22  Em tudo isto Jó näo pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Livro de Jó Capitulo 42
1  Entäo respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
2  Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
3  Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que näo entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu näo entendia.
4  Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
5  Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.
6  Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
7  Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque näo falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
8  Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu näo vos trate conforme a vossa loucura; porque vós näo falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
9  Entäo foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de Jó.
10  E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.
11  Entäo vieram a ele todos os seus irmäos, e todas as suas irmäs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele päo em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.
12  E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.
13  Também teve sete filhos e três filhas.
14  E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
15  E em toda a terra näo se acharam mulheres täo formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmäos.
16  E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geraçäo.
17  Entäo morreu Jó, velho e farto de dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário