II Reis Capitulo 5
1 E Naamä, capitäo do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamä.
3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
4 Entäo foi Naamä e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
5 Entäo disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mäo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamä, meu servo, para que o cures da sua lepra.
7 E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasiäo contra mim.
8 Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
9 Veio, pois, Naamä com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
10 Entäo Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordäo, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
11 Porém, Naamä muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pór-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mäo sobre o lugar, e restaurará o leproso.
12 Näo säo porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Näo me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignaçäo.
13 Entäo chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura näo a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
14 Entäo desceu, e mergulhou no Jordäo sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
15 Entäo voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pós-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra näo há Deus senäo em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênçäo do teu servo.
16 Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que näo a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
17 E disse Naamä: Se näo queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senäo ao SENHOR.
18 Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mäo, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
19 E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distáncia.
20 Entäo Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamä, näo recebendo da sua mäo alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.
21 E foi Geazi a alcançar Naamä; e Naamä, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?
22 E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.
23 E disse Naamä: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pó-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.
24 E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mäos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.
25 Entäo ele entrou, e pós-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo näo foi nem a uma nem a outra parte.
26 Porém ele lhe disse: Porventura näo foi contigo o meu coraçäo, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasiäo para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
27 Portanto a lepra de Naamä se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Entäo saiu de diante dele leproso, branco como a neve.
A Vida do Servo do Senhor Deus é muito semelhante a vida de uma Águia e não é por acaso que a Bíblia Sagrada faz esta tão importante e bela comparação, pois como a águia periodicamente necessita se renovar se assim quiser continuar a viver logo deverá tomar atitudes que muitas vezes serão doloridas e penosas, isto porque a necessidade lhes constrange a tamanha atitude, pois terá que tomar esta decisão: digamos morrer velha e rabugenta ou se renovar!

















O Texto bíblico de I Corintios 11 e dos versículos 20 ao 34, destaca a Santa Ceia do Senhor, quando o Apóstolo São Paulo adverte a igreja em corintios sobre a importância desta cerimônia e a maneira como cada crente devia se conduzir diante deste ato tão especial e ao mesmo tempo é também um Memorial da mais alta intensidade, isto porque é ao mesmo tempo uma simbologia do sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário; a advertência do santo Apóstolo era para que os servos do Senhor entendesse o verdadeiro significado da Ceia, pois não bastava participar era necessário discernir o Corpo e o Sangue que ali eram representado pelo Pão (simbolizando o corpo de Jesus que foi rasgado na cruz) e o Vinho fruto da videira (representando o Sangue do Cordeiro Imaculado e Filho de Deus Jesus Cristo Senhor nosso e Salvador de nossas almas); tomar ou participar da Santa Ceia do Senhor sem gozar de plena comunhão com os demais membros do corpo de Cristo representa cear indignamente isto é sem discernir o Corpo e o Sangue do Filho de Deus que implica em condenação para quem desta maneira procede; o Apóstolo adverte que aquele que vai participar da Caia do Senhor deve examinar a si mesmo fazendo um exame se está bem consigo, com os outros membros do corpo e acima de tudo com o Senhor isto porque se estiver bem com Deus é bem lógico acreditar que o tal está bem com os demais... que assim possamos participar deste tão glorioso ato e que tudo seja para Glória do Nome do Senhor e Edificação de nossas vidas...
O Capitulo 12.1 de Hebreus, destaca a perseverança ou paciência como segredo daqueles que almejam alcançar seus ideais e objetivos, aprendemos com a Palavra de Deus que não basta correr é preciso chegar ou alcançar como afirma o Apóstolo São Paulo em I Cor. 9.24: Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. logo não basta correr e correr mas chegar, pois muitos são os que até começam bem a maratona (terrestre ou Celeste) mas nem todos continuam bem, uns desistem antes da metade, outros um pouco depois da metade, e também existem aqueles que muitas vezes já avistando a linha de chegada pára, senta-se, e ao ver aqueles que não desistem de forma alguma passarem logo também desistem, o destaque do escritor aos Hebreus é a perseverança como marca dos que cruzam a linha de chegada, isto porque do ponto de partida até o ponto de chegada muitos obstáculos surgirão tais como: esgotamento, cansaço, desanimo, sede, fome, falta de força e vigor etc. O Sábio Salomão já dizia: Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; Ec. 7.8.
Quando estudamos a bíblia deparamos com alguns nomes de Deus e que muitas vezes trás consigo um significado extremamente glorioso, pois cada expressão bíblica tem verdades ricas e muitíssimas que aplicadas ao nosso dia a dia aprenderemos belas lições para que possamos confiar mais no Senhor e grandiosas bençãos poderemos receber se colocar-las em uso no nosso cotidiano... Conhecer os Verdadeiros significados dos nomes de Deus é ter em mãos um abençoado estudo bíblico sobre Deus...
